Trabalhos de Conclusão de Curso

Enxerto: Uma proposta para o aterro da Costeira do Pirajubaé

Apresentação

A Costeira do Pirajuba foi reconhecida pela populao pesqueira-extrativista at o final da dcada de 90, quando enormes quantidades de pescados, como camaro e moluscos, especialmente berbiges, eram extrados diariamente para comercializao na cidade de So Paulo, onde seriam utilizados em pratos sofisticados e caros.

Paralelamente, a cidade de Florianpolis estava em expanso, impulsionada pelo crescimento do turismo na ilha devido s suas belas praias. Nesse contexto, a infraestrutura viria da cidade precisava ser expandida para melhorar as conexes entre as praias do sul e do norte em direo ao centro. Como resposta a essa demanda, foram projetados e construdos alguns aterros, incluindo o Aterro da Via Expressa Sul, que conecta o centro da cidade ao aeroporto e s praias do sul da ilha.

O Aterro da Via Expressa Sul foi construdo utilizando omtodo de dragagem, com uma mquina sugadora de areia. O local escolhido para essa operao de dragagem foi prximo primeira Reserva Extrativista do Brasil (RESEX) na Costeira do Pirajuba, onde se concentrava a maior populao de berbiges, molusco que a base do prato tpico “pastel de berbigo” vendido no centro da cidade e clssico “manezinho”, tambm deu origem a inmeras festas, sendo a mais famosa e ainda realizada nos dias de carnaval o “Berbigo do Boca”. A dragagem prxima Reserva resultou na formao de um grande buraco, causando o desabamento de parte do baixio, onde os berbiges se reproduziam, e levando a uma queda alarmante na populao desse molusco. Alm disso, os peixes passaram a habitar esse buraco, tornando impossvel para os pescadores passarem suas redes de pesca.

O Aterro da Via Expressa Sul teve impactos devastadores na flora e fauna da regio, alterando drasticamente a vida dos pescadores e extrativistas, que dependiam dos recursos naturais locais como principal fonte de renda. Muitos moradores da regio se mudaram ou trocaram de atividade comercial para sustentar suas famlias.

Diante desse cenrio, este trabalho visa reintegrar a comunidade ao mar, promovendo a integrao do turismo com a cultura local e as prticas artesanais, buscando novas fontes de renda e transmitindo a cultura local s novas geraes para fortalecer a permanncia, a coletividade e a identidade cultural. Alm disso, por meio de pesquisas e do conhecimento disponibilizado pela RESEX sobre a extrao de berbiges e novas tcnicas de armazenamento e manuseio de pescados, pretende-se implementar estruturas que contribuam para aumentar a produtividade e melhorar as condies de trabalho na pesca e no extrativismo.

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!